Grupo EHS - Soluções

 

Teste  de Estanqueidade e Inertização e  com Nitrogênio 

O teste de estanqueidade com nitrogênio é um procedimento utilizado para verificar a presença de vazamentos em equipamentos industriais, como tanques e tubulações. Esse método é amplamente aplicado em setores como petroquímico, químico e de óleo e gás, especialmente durante o comissionamento de novas instalações ou após reparos. 

 

Como funciona:

Pressurização com nitrogênio: O equipamento é preenchido com nitrogênio, um gás inerte e seguro, que é pressurizado até um nível específico.

 

Monitoramento de pressão: A pressão é monitorada ao longo do tempo. Quedas de pressão podem indicar a presença de vazamentos.

 

Detecção de vazamentos: Em alguns casos, o nitrogênio é combinado com hélio, permitindo a detecção de vazamentos com maior precisão por meio de espectrometria de massa.

02 Cilindros.jpeg
2.jpeg
03 Trecho a ser Substituido.jpeg
d.jpeg
03.2 Trecho sendo removido.jpeg
5 Trecho Novo.jpeg
04 Trecho Substituido.jpeg

Inertização com Nitrogênio.

   
    A inertização é aplicada em larga escala em vários tipos de equipamentos e sua finalidade é detectar descontinuidades passantes, ou seja, que podem gerar um vazamento de líquidos ou gases de um recipiente. A detecção de descontinuidades passantes pode ser feita através de diversas técnicas como: Técnica da bolha, Ultrassom, Variação de pressão, Detecção de gás rastreador. A utilização da técnica depende principalmente do tipo de equipamento que se pretende ensaiar e do tipo de vazamento (taxa de vazamento).

 

  Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, assim como na agropecuária - controle da camada de gordura de bovinos e suínos - e a própria utilização, largamente difundida, na medicina.

WhatsApp Image 2024-01-10 at 12.06.52.jpeg

     Teste Hidrostático em conjunto com a Inertização com Nitrogênio é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realizá-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.

 

     Teste hidrostático funciona enchendo completamente o componente (vaso, caldeira, etc..) com o líquido (normalmente, mas nem sempre é a água), até que uma determinada pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica muitas vezes excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, às vezes por mais de 150%, dependendo da NBR.

 

     Além de identificar falhas em tubos e vasos de pressão, o Teste Hidrostático também aponta defeitos em extintores, caldeiras e mangueiras. A avaliação permite a identificação de falhas e vazamentos em partes do sistema, corrosão, tubulações rompidas ou trincadas e um diagnóstico preciso do desempenho do sistema.

ALGUMA DÚVIDA?

 Entre em contato conosco, teremos grande prazer em atender você