Compressores de Ar devem obrigatoriamente ser submetidos a Teste Hidrostático - TH em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por PH, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.
Um compressor de ar é um dispositivo que converte energia (usando um motor elétrico, diesel ou motor de gasolina, etc.) em energia potencial armazenada na forma de ar pressurizado (Ar comprimido ).
Compressores de Ar possuem Vasos de pressão que são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica.
O compressor pressuriza ar com objetivo de de conter um maior volume de ar em um tanque, consequentemente aumentando a pressão. Quando a pressão do tanque atinge seu limite superior, o compressor de ar desliga. O ar comprimido, então, é mantido no tanque até ser utilizado. Quando a pressão do tanque atinge seu limite inferior, o compressor de ar liga novamente e pressuriza novamente o tanque.
Os Compressores de Ar devem ser examinados por um Engenheiro ou outra pessoa competente em intervalos regulares conforme a NR 13 determina.